Daniel Gonçalves da Silva de Assis Cavalcante

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tropeçar, recuperar e seguir.

Olá,


o futebol é o único esporte que podemos em um período de menos de uma semana clarearmos algumas situações que em outros esportes seriam mais nebulosos.

A grande questão que muitos podem estar se perguntando é: ''Como esse time do Vasco consegue empatar com o Bahia em casa e ganhar do poderoso São Paulo fora?''

Acho que nesse espaço de quinta-domingo deu para matar taticamente o porquê.

O time do Vasco tem um padrão definido de ataque e defesa. Seu diferencial ocorre no meio quando o time pode entrar com mais um meia passador ou um volante de mais recurso, variação essa que pode beneficiar uns e prejudicar outros. Mas é um padrão e muito bem definido, mesmo tendo ainda críticos tentando empurrar a goela abaixo que o time é um bando. Você vai discordar? Eu não vou.

O diferencial de quinta para domingo, foi a postura do adversário e o fato do Vasco já ter aprendido a lidar com adversários ofensivamente insinuantes. Quando o adversário joga atrás, na retranca, preso o Vasco tem dificuldades, pois mesmo tendo padrão ainda faltam variações de velocidade e a jogada enfiada em velocidade para o Éder Luiz se torna facilmente batida pelos adversários. A outra opção de velocidade deveria ser o Fagner pela direita mas a fase do lateral passa longe de ser das melhores e ultimamente ele vem atrapalhando mais até do que ajudando.

Quando o time joga contra adversário que quer o jogo também as coisas se tornam mais fáceis para nós. A defesa do Vasco hoje com Dedé e Anderson no miolo, Romulo e Jumar à frente foi de se elogiar, Dedé voltou a jogar o futebol sério e coerente com suas qualidades que alçaram ele a condição que ele tem hoje. Com uma defesa forte o ataque adversário acaba por bater e voltar. E quando volta dá espaços ao time do Vasco criar da forma como gosta, com espaço para contra golpes rápidos e o passe final bem enfiado para o atacante marcador chegar em boa condição de conclusão.

E hoje além de tudo o Vasco se mostrou um time maduro quando precisou segurar o resultado e foi inteligênte o suficiente para marcar o gol que matou o time do Morumbi. Hoje mereceram palmas pelo conjunto da obra e pela obediência tática cada vez mais nítida. O amadurecimento tão sonhado cada vez dá mais mole para o robusto Almirante. Depois de conquistar a moça do padrão o Almirante agora quer a senhorita do Amadurecimento.

A 4 pontos do líder alguém ainda é capaz de duvidar que, se afim, o trem bala pode atropelar de novo?

Um comentário: